E-mail Marketing para empresas de forma correta.

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E-mail Marketing e conteúdo andam lado a lado desde  os primórdios da internet. Hoje em dia não existe um canal de conteúdo privado tão usado em empresas quanto o e-mail Marketing para empresas.

Existem pesquisas que mostram que mais de 90% das empresas mundiais utilizam e-mail Marketing. Nos últimos anos muitas empresas utilizam o e-mail Marketing de uma forma totalmente errada, não se atentando quanto o mesmo pode oferecer de benfeitorias, tanto que o nome SPAM foi denominado diante do disparo de e-mails  invasivos para pessoas que não faziam parte do segmento e que os estavam recebendo. Ao mesmo tempo o que mais vemos são empresas disparando boletins semanalmente ou quinzenalmente para uma base de malling que um amigo comprou com o intuito de conseguir algum cliente, seguidor ou assinante da Newsletter.

Diante disso vamos passar algumas dicas importantes antes de começar a usar suas estratégias de e-mail Marketing com seus leads.  Mesmo assim o e-mail Marketing tem muitas qualidades a serem lapidadas como veremos abaixo.

Vantagens do e-mail Marketing

Segmentação – Diante de algumas plataformas como o RDSTATION, podemos fazer segmentações de persona a fim de falarmos diretamente com um nicho específico de forma clara e direta sem fazer SPAM.

Interatividade – O e-mail Marketing para empresas é um bom gatilho para uma outra ação, partindo do pressuposto que seu lead recebeu um e-mail falando da importância em ter um Marketing Digital para o segmento dele, basta clicar em algum CTA linkando o mesmo para uma página do site ou algum artigo em específico, aumentando o CTR do mesmo.

Agilidade – Com as plataformas  acima mencionadas podemos enviar milhares de e-mails de uma só vez, isso se dá pelo fato de tecnologia voltada para a ação em si.

1 – Quais segmentos atuam na sua empresa?

Essa é uma das primeiras perguntas que você deverá fazer antes de começar pôr a mão na massa. Imagine uma empresa de TI que presta serviços para escritórios de Advocacia e Contabilidade, e partindo disso saberá quais são as principais dificuldades que seu segmento enfrenta diante do setor de TI. Sendo assim suas chances de conseguir um bom CTR serão maiores do que simplesmente falar de forma evasiva.

2 – Criação de Conteúdo para e-mail Marketing.

Antes de começar a desenvolver o conteúdo para o segmento que você traçou é interessante que seja o mais direto possível. Como falamos sempre, o hábito de compra e pesquisa das pessoas estão diferentes comparado há anos atrás. O intuito do e-mail Marketing para empresas é fazer com que o leitor clique em algum CTA (call to action) e seja jogado para um site, blog, e-book e materiais promocionais, a fim de fazer com que o mesmo tenha sempre uma ação.

Agregue valores ao conteúdo, pois muitas pessoas que se cadastram em uma Newsletter querem ser impactadas por conteúdos destinados às suas necessidades, por isso deixamos claro em saber com quem está falando, evitando a generalização. O conteúdo sempre deve ser exclusivo a fim de trazer constantemente notícias novas e sazonais sobre seu segmento.

Caso tenha dúvida em como criar um conteúdo ou começar a desenvolver uma estratégia de Marketing de Conteúdo para e-mail Marketing,  aconselhamos a criar enquetes com o intuito de perguntar de forma franca aos leitores o que os mesmos querem saber. Com tal procedimento a empresa consegue amadurecer e lapidar quais são as melhores pautas para a curadoria de conteúdo.

3 – Qual ferramenta de envio de e-mail Marketing usar?

Hoje o mercado pode oferecer diversas ferramentas para envio de e-mails Marketing, e outras indo mais a fundo como automação de e-mail Marketing, funil de vendas etc.

Supondo que você esteja começando no Marketing Digital, então poderá ter as opções do MailChimp, que permitem que  tenha uma conta gratuita até um número “X” de cadastros em seu malling. Muitas dessas plataformas determinam o valor de acordo com sua base, quanto maior a base maior o custo para se ter a plataforma. Outra ferramenta seria a RDSTATION, considerada uma das melhores, no meu ponto de vista. A RDSTATION é uma plataforma Brasileira com suporte diretamente da empresa possuindo funcionários dispostos a te ajudar nas mais diversas tarefas de Marketing Digital e de e-mail Marketing. Atualmente a plataforma da Resultados Digitais não possui uma versão Gratuita, porém o custo x benefício compensa muito.

Lembrando que a maioria das plataformas detêm de umas premissas que devem ser levadas em consideração para que se tenha um bom retorno de suas campanhas.

4 – Como aumentar minha lista sem fazer SPAM?

Diante do que vimos, no mercado é muito fácil e ao mesmo tempo difícil conseguir uma lista de e-mails, porém para se conseguir uma lista eficiente sem fazer SPAM podemos adotar algumas ações que dão resultados de uma forma natural, conforme abaixo:

  • Colocar Caixas de Newsletter ao longo do site com mensagem simples e um botão enviar;
  • No fim de cada artigo destinado a um nicho colocar alguma mensagem enfatizando que ele pode cadastrar o e-mail dele para  que possa receber informações pertinentes;
  • Caso sua empresa possua um Custumer Sucess, poderá desenvolver uma estratégia de Inbound Marketing fazendo com que crie uma lista rica em um determinado segmento e entrando em contato a fim de ajudar, isso por saber que aquele tal segmento tem uma dificuldade “X” em uma determinada situação. Essa é uma estratégia que já utilizamos em algumas ações,  geralmente a fim de fazermos com que a empresa se sinta importante e que não estamos simplesmente ofertando serviços, e sim soluções.

5 – Mensuração e testes.

Assim como todas as ações de Marketing, sempre que lançarmos uma campanha devemos analisar a mesma para sabermos  o que pode ser melhorado ou mudado. Aconselhamos sempre a fazer alguns testes A-B a fim de serem identificadas algumas peculiaridades de persuasão do seu nicho.

Exemplo:

Mande sempre dois (2) e-mails – um(1) com um nome de chamada e o outro com um nome diferente do primeiro. Com essa diferenciação você pode concluir qual chamada teve melhor retorno e padronizar a mesma, isso serve para o nome do remetente, nunca usar Info@, Comercial@, sempre utilizando um nome de uma pessoal real. As fotos e imagens devem ser cuidadosamente analisadas a fim de não fazerem com que seu e-mail retorne.

Esperamos que tenham gostado. Para saberem mais sobre Marketing Digital e estratégias para empresas basta assinarem nossa Newsletter,  que não enviaremos SPAM.

Formado em Marketing, pós graduado em Marketing Digital pela FGV, certificado por entidades como FGV, Comschool, e entre outros, apaixonado por Marketing Digital, gerenciou equipes e detêm cases de sucesso

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